sexta-feira, 24 de agosto de 2012

BANHO EM GATOS : O MITO


Nossos amigos felinos estão em desvantagem, quando se procura informações sobre banhos em gatos, poucas são as fontes confiáveis que temos, fico imaginando então a qualificação dos funcionários em Pets Shops que prestam este serviço. Afirmar que não possuem estrutura para cuidar da higiene de nossos amigos seria medíocre da minha parte, embora para alguns, ter uma placa com a inscrição “Banho e Tosa” soa como diploma, habilitando qualquer funcionário a dar banho em nossos amigos peludos. Minha dúvida é:Eles estão preparados para lidar com um companheiro tão especial?


Não existe uma estrutura perfeita, devemos lembrar que nossos amigos são únicos, por isso as necessidades para cada um é igualmente única, existem gatos de diferentes personalidades e características, alguns mais dóceis, outros nem tão tolerantes, por isso, exigir milagre na questão de estrutura de banho para gatos seria um exagero, nada melhor que nossa casa, mas exigir um mínimo de atenção é necessário, inclusive para a manutenção da qualidade de vida de nossos felinos.

A organização do ambiente de trabalho nos permite ter uma ideia de como nossos amiguinhos serão tratados.Se cães e gatos ficam juntos, um ponto negativo, pior ainda se não houver separação entre animais doentes principalmente com sarna e ou pulga, não importa se ainda vão tomar banho, este é um ponto crítico por vezes ignorado por Pets Shop, você leva seu gatinho para tomar um banho, ele sai com o pelo escovado e de brinde algumas pulguinhas, que maravilha. Sem contar o estresse causado pela vocalização dos diferentes animais. 

Tendo no grupo de animais aguardando para tomar banho tiver um menos sensível, com uma maior intensidade de vocalizações, (grunhindo, latindo, ou miando) é mais do que suficiente para estressar todos os demais animais ao redor, lembre-se que inclusive os responsáveis por dar o banho.



Após o banho, temos uma situação interessante, ao mesmo tempo os animais devem ficar separados, cães de gatos, afastados dos animais que ainda vão tomar banho, do local de banho por conta do barulho gerado pelos aparelhos, e ainda sob a supervisão de alguém para evitar qualquer acidente, podendo identificar a tempo qualquer reação alérgica a algum dos produtos utilizados, não conheço muitos locais de banho que possuam estrutura para comportar essa logística. Novamente, nada melhor que um banho no próprio território.

Quem já não ligou para um pet Shop procurando horário de banho, que não tenha escutado a atendente com sua célebre pergunta: “O gato é bravo”? Existem sim animais que são menos tolerantes a caricias e cafunés, alguns naturalmente mais estressados que outros, entretanto, a maioria não. Muitas vezes, o fato de você tirar o gato do seu ambiente/território, e levá-lo para tomar banho, desencadeia situações estressantes para nosso amigo.


BANHO DO GATO MELO , FILHOTE DE POUCOS MESES , FEITO EM CASA SEM ESTRESSE NA COMPANHIA DOS DONOS , RESULTADO , GATINHO LIMPO E FELIZ NO FINAL

Temos também que nos lembrar de todo o estresse que os animais passam na antessala do banho, estresse ao qual o responsável pelo banho também é submetido.

Qualificação de mão de obra é um problema em todos os setores da economia, aqui não difere na maioria dos lugares onde os profissionais de banho são acostumados a rotina de banho e tosa de cães, mas não à de felinos, para nós, vistos como melhores amigos, para outros, como animais ardilosos, calculistas e traiçoeiros que sente prazer em arranhar as pessoas, quando na verdade estão apenas reagindo de forma defensiva a todas as situações as quais são submetidos, por mais cuidadosa que seja a lida do funcionário, o momento do banho é um ponto crítico gerador de estresse para nossos gatos.

Então como dar banho de maneira prática, rápida, segura. Como causar menos estresse para nossos gatos, como saber qual o melhor produto utilizar e qual a temperatura correta da água. Em casos de animais menos sociáveis, ou até mesmo menos tolerantes ao contato físico, com proceder, qual a melhor forma de segurar para evitar mordias e arranhões. Concordo que com nosso dia a dia corrido, temos pouco tempo para passar com nossos amigos, sem contar o tempo que perdemos na saída de casa, trânsito para levar a um Pet Shop, tem também o tempo para encontrar uma vaga, estacionar o carro, ver a cara de angústia de nosso colega ao deixá-lo no balcão do Pet para o banho, alguns chegam a lembrar do Gato de Botas.

Por que não chamar alguém para dar banho em casa, no próprio território/ambiente, submetendo o gato a um menor nível de estresse, desta forma, economizamos a ida ao Pet, o tempo gasto para encontrar uma vaga e estacionar, sem contar a ausência daquela carinha de desespero em cima de um balcão. Elimina-se a parte desgastante do banho, o risco de acidentes, e sobra mais tempo para curtir um gatinho limpinho em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário