sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Vacinação Anti Rabica



Sábado é dia de Vacinação contra Raiva 



Donos de cães e gatos têm oportunidade demonstrar carinho por seus animais de estimação amanhã, dia da Campanha Nacional de Vacinação Antirrrábica. Em Goiânia, lançamento da mobilização contra a raiva será no Centro de Assistência Médico-Sanitária – Cais Chácara do Governador, às 8 horas, com a presença do prefeito Paulo Garcia e do secretário municipal de Saúde Paulo Rassi.

Campanha anual visa manter a cidade livre da doença, que é fatal, afirma o veterinário do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental Luiz Elias de Camargo. O último caso de raiva humana em Goiânia ocorreu em 1998 e o de raiva animal, em 2000. “Quando a pessoa é mordida por cão ou gato deve, primeiramente, lavar a lesão com água e sabão. Em seguida, procurar unidade de saúde”, aconselha o veterinário.

Em Goiânia, a Secretaria Municipal de (SMS) pretende imunizar 156 mil cães, número corresponde a 80% da população estimada dos animais que vivem na cidade, como orienta o Ministério da Saúde, além de 24 mil gatos. Para atendimento da demanda, o DVSA conta com 220 mil doses da vacina que previne a doença. 


No dia da campanha serão ativados 433 postos de vacinação, que funcionarão das 8 às 17 horas, em escolas, igrejas, postos de combustível, pet shop, centros de saúde, Centros Integrados de Assistência Médico-Sanitária – Ciams, Centros de Assistência Integrada à Saúde – Cais e outros. 
Para consultar o posto de vacinação mais próximo a SMS organizou os postos de vacinação em sete distritos:



O dia D da vacinação contra raiva animal mobilizará trabalho de 2.300 pessoas, entre servidores do DVSA e voluntários que trabalham na SMS, acadêmicos dos cursos de enfermagem e medicina veterinária da Universidade Paulista – Unip, guardas do município e membros do Exército, Batalhão Ambiental e do Corpo de Bombeiros.

Raiva
A raiva é uma encefalite viral aguda, transmitida por mamífero. Apresenta dois ciclos principais de transmissão: urbano e silvestre. A doença preocupa órgãos de saúde pública por ser letal em 100% dos casos e ter como principais fontes de infecção em área urbana, cães e gatos. Esses animais foram responsáveis, no período de 1991 e 2001, por transmitir 80,52% dos casos humanos no Brasil.

Apoio
No sábado da vacinação contra a raiva, cinco clínicas veterinárias da capital darão apoio para casos em que o animal imunizado apresente alguma reação adversa. “Cães e gatos receberão apoio de médicos veterinários gratuitamente. Se houver necessidade de prescrever medicação, o remédio será cobrado”, informa a chefe da Divisão da Divisão de Controle de Raiva do DVSA Sabrina dos Santos Arruda.

Onde encontrar assistência:
. Dog Center – Avenida Assis Chateaubriand nº 460, Setor Oeste
. Dog Center – Avanida T-1 nº 472, Setor Bueno
. Clínica Veterinária Coyote – Avenida Caiapó nº 470, Setor Santa Genoveva
. Coyotinho Pet Shop – Avenida Venerando de Freitas Borges nº 652, Setor Jaó
. Clínica Veterinária Mundo Animal – Avenida C-209, qd. 526 lt. 2 – Jardim América


Informações sobre raiva



Quem transmite raiva?
. Cães e gatos podem transmitir doenças, a pior delas é a raiva.
O vírus da raiva fica na saliva do animal doente. Mordidas, arranhões e lambidas podem contaminar as pessoas. Se isso acontecer lave bem o local ferido com água e sabão e procure serviço de saúde.

Como prevenir a raiva?
. A melhor forma de prevenir é vacinar todo ano cães e gatos. A vacina é grátis e durante a campanha sempre há um posto de vacinação perto de sua casa.

Quando o animal está com raiva?
. Pode ocorrer quando estiver triste ou agressivo demais sem nenhum motivo, babando muito, com dificuldade para engolir água ou som do latido diferente.

O que fazer com animal com suspeita da doença ?
. Encaminhe o animal para o Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental, localizado na Fazenda Val das Pombas, no Km 8 da GO-020 – saída de Bela Vista

Dicas importantes:
. Não deixe seu animal de estimação solto na rua
. Ao passear com ele, leve-o sempre na coleira
. Nunca separe brigas de animais
. Cuidado ao pegar animais machucados
. Não alimente animais de rua
. Evite contato com animais desconhecidos

Adaptado do Goianiabr

Um comentário:

  1. Ola gostaria de pedir pr voce falar sobre a toxoplasmose e ter gatos durante a gestaçao. Obrigada :3

    ResponderExcluir